8 mitos e verdades sobre pragas e vetores
Baratas, ratos, cupins, formigas, escorpiões, são algumas das muitas pragas e vetores que fazem parte da nossa rotina e que causam desconfortos e doenças a nós seres humanos.
No entanto, muitas informações acerca desse assunto não são verdadeiras, o que acaba confundindo a cabeça de muita gente. Por isso, vamos esclarecer 8 dúvidas comuns sobre pragas e vetores. Confira a seguir!
Toda praga é um vetor
MITO. Entende-se como praga quaisquer seres vivos que, em grande quantidade, provocam infestação. Elas podem causar danos estruturais, infectar alimentos, morder, picar e, também, transmitir doenças.
Essas pragas que causam doenças são o que chamamos de vetores, como por exemplo o carrapato que é transmissor de febre maculosa, doença de Lyme, babesiose, erlichiose, entre outras.
Todo vetor é uma praga
VERDADE. Como esclarecemos, nem toda praga é um vetor, mas todo vetor pode ser considerado uma praga. Portanto, os vetores estão entre os tipos de seres vivos que são considerados pragas, que podem ser fungos, plantas, bactérias, insetos, entre outros tipos de animais.
Todos os insetos são pragas
MITO. São conhecidas mais de 800.000 espécies de insetos, sendo essa a maior e mais numerosa classe do reino animal. Mas nem todos eles são indesejáveis, inclusive muitos são necessários para o equilíbrio do ecossistema, como é o caso das abelhas, borboletas etc.
Cupins são uma das principais pragas urbanas
VERDADE. Os cupins estão entre as principais pragas urbanas, pois são uns dos que mais causam danos patrimoniais, causando prejuízos econômicos. Se alimentam de celulose, por isso, atacam livros, estruturas, árvores e outros itens.
Hoje, já são catalogadas cerca de 2.800 espécies e no Brasil temos 3 espécies principais que costumam causar danos, são elas: os cupins de madeira seca, os cupins arborícolas e os cupins subterrâneos.
Todas as espécies de ratos são pragas
MITO. Existem aproximadamente 2.000 espécies de ratos conhecidos, mas nem todas elas são consideradas pragas. Entre as principais espécies que são consideradas pragas urbanas estão: as ratazanas, os camundongos e os ratos de telhado.
As doenças mais comuns transmitidas por esse animal são hantavirose, leptospirose, salmonelose e febre da mordida de rato.
O mosquito Aedes Aegypti é um vetor
VERDADE. O mosquito Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito-da-dengue, é um vetor pois transmite as doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
As pragas e vetores só aparecem em locais sujos
MITO. As pragas e vetores invadem lugares em busca de alimentação e abrigo. E vários são os elementos que tornam o ambiente propício, além da sujeira, como umidade, esgoto aberto, restos de alimentos e altas temperaturas.
Por isso, é importante manter cuidados como não acumular lixo, manter alimentos em recipientes fechados, não deixar água parada, manter janelas fechadas quando possível e utilizar ralos protetores.
A SIS Controladoras possui um software completo para empresas de pragas e vetores
VERDADE. A SIS Controladoras conta com o software de gestão mais inovador e completo do mercado, desenvolvido especialmente para Controladoras de Pragas e Vetores, contando com funcionalidades e ferramentas que são indispensáveis neste tipo de negócio.
Conta com um Sistema Web que reúne todo o necessário para gerenciar de forma segura a sua empresa e, também, com o App Mobile, que permite o controle total das atividades na palma da mão.
Para entender melhor como o nosso software funciona, você pode acessar o Tour Virtual e assistir às demonstrações. Modernize a sua Controladora de Pragas!