Manejo integrado de pragas: como implementar?
Para evitar riscos à nossa saúde e incômodos, recorrer ao método de manejo integrado de pragas é a melhor solução, uma vez que infestações de pragas e vetores são cada vez mais uma ameaça presente em nosso dia a dia.
Essa técnica, quando bem aplicada, mantém o equilíbrio do ambiente e evita prejuízos financeiros. Continue a leitura para saber mais sobre ela e sobre a sua aplicação.
O que é o manejo integrado de pragas?
O manejo integrado de pragas é uma estratégia de controle diversificado de infestações. São utilizadas práticas para diminuir as chances de proliferação de insetos e doenças, resultando em um ambiente sem riscos para a saúde pública.
Muitos são os motivos para investir no controle de pragas, além da prevenção de doenças, como: evitar contaminação e estragos de alimentos, evitar multas ou penalidades, cumprir a legislação sanitária, controle de pragas de lavoura, preservação de inimigos naturais etc.
Essa técnica possui ótimos resultados no que diz respeito à eliminação de focos de infestações tanto de moradias quanto de estabelecimentos comerciais, devido à combinação de formas de controle adequadas para cada objetivo.
As formas de manejo integrado de pragas e vetores mais utilizadas são: controle químico, controle físico, controle biológico e controle educacional. Cada um deles possui suas particularidades e, justamente por isso, combiná-las é o mais recomendado para que resultados satisfatórios sejam alcançados.
Ele pode ser aplicado tanto para pragas urbanas como para pragas rurais?
O manejo integrado de pragas foi criado originalmente para combater pragas rurais, porém, houve a sua adaptação para o combate de pragas urbanas também.
Em ambientes rurais, as pragas inevitavelmente aparecem, e podem causar muitos prejuízos e danos à produção ou criação. Diante disso, para minimizar riscos e custos é importante investir no manejo integrado de pragas rurais que, além de controlar as pragas através do método adequado, trará vantagens ambientais e econômicas para a lavoura.
Já o manejo integrado de pragas urbanas, além de ser um serviço completo para a redução de população de insetos e outros pequenos animais que podem aparecer em residências, também garante a segurança de estabelecimentos comerciais, sendo até mesmo obrigatório para alguns setores, como o alimentício.
Como implementar o manejo integrado de pragas?
O processo do manejo integrado de pragas começa com a inspeção e passa pela identificação do tipo de praga, determinação de medidas, desinsetização e, por último, a avaliação e o monitoramento.
Para que as fases desse processo sejam colocadas em prática, é necessário que a empresa responsável pelo manejo tenha conhecimentos sobre biologia e hábitos das pragas, entendimento dos riscos envolvidos, medidas corretivas e preventivas, produtos químicos e ainda sobre a variedade de técnicas.
A aplicação desse método deve ser feita por empresas especializadas no controle de pragas, que estejam habilitadas para assumir essa responsabilidade, conforme as determinações da Resolução RDC n. 52 de 2009, que dispõe sobre o funcionamento dessas empresas.
O software da SIS Controladoras garante o melhor sistema de gestão para empresas especialistas neste serviço e, consequentemente, assegura um serviço de confiabilidade para os seus clientes. Por isso, procure por negócios que utilizem o nosso sistema e evite dores de cabeça com serviços ineficazes.