Dedetização x Controle de Pragas: qual é a diferença?

Dedetização x Controle de Pragas: qual é a diferença?

Ao procurar por serviços para eliminação de pragas urbanas, provavelmente você vai se deparar com diferentes termos como dedetização, desinsetização, controle de pragas, e por aí vai. 

Para te ajudar a entender a diferença entre esses termos de uma vez por todas, separamos neste artigo a distinção entre eles. Aproveite a leitura! 

A dedetização e o diclorodifeniltricloroetano (DDT)

O termo “dedetização” surgiu a partir da substância Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT), um composto pertencente ao grupo de organoclorados, que foi muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para proteger os soldados.

Um tempo depois, o componente começou a ganhar espaço no mercado. 

Hoje em dia, essa substância é proibida através da Lei n. 11.936/2009 devido ao elevado grau de toxinas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, mas o termo ainda é muito popular e associado ao combate de pragas. 

Muitas empresas Controladoras de Pragas, inclusive, ainda são conhecidas por “dedetizadoras”. Mas, hoje em dia,o composto DDT não é mais usado.

Utilizam-se insumos químicos regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer o processo de dedetização, que não é mais relacionado ao componente diclorodifeniltricloroetano.                                                   

Dedetização x controle de pragas: qual é a diferença?

Como citamos anteriormente, o termo dedetização acabou ficando muito conhecido e ainda é muito utilizado. No entanto, podemos dizer que um termo mais correto e atual seria “desinsetização”. 

Ela é um serviço que deve ser procurado quando o espaço está sofrendo com a invasão de pragas urbanas, como baratas, ratos, aranhas etc.

Em ambientes comerciais e residenciais, esse serviço consiste na aplicação de produtos químicos para o controle das pragas identificadas. 

Já o controle de pragas é conhecido por ser um conjunto de ações preventivas e corretivas, que ajudam a evitar o acesso de pragas urbanas e vetores no ambiente.

Este serviço é ideal para quando desejamos proteger o ambiente antes mesmo das pragas aparecerem. 

Quais são os tipos de controles de praga?

Existem alguns tipos de controles de praga, que foram categorizados para segmentar as formas de combate para determinadas espécies.

Desinsetização 

Consiste no combate a diversos tipos de insetos para garantir que o ambiente fique seguro de infestações e contaminações que são causadas por esses animais.

Desratização

Empresas que atuam nesse segmento são especializadas no combate de roedores, como ratos, ratazanas e camundongos, que são pragas comuns em centros urbanos e se adaptam muito bem ao ambiente da cidade. 

Os roedores podem transmitir diversas doenças como peste bubônica, leptospirose, hantavirose, entre outras, por isso o procedimento de desratização é tão importante.

Descupinização

É o serviço de controle de cupins, esses insetos encontrados no interior do solo ou da madeira, que se alimentam basicamente de celulose. Eles são famosos pelo seu grande poder de destruição, causando prejuízos econômicos nos centros urbanos.

Como realizar um controle de pragas eficiente?

Uma das formas mais eficientes para realizar o controle de pragas é o através do MIP.

Trata-se do Manejo Integrado de Pragas que utiliza “táticas de controle, isoladamente ou associadas harmoniosamente, numa estratégia baseada em análises de custo/benefício, que levam em conta o interesse e/ou o impacto sobre os produtores, sociedade e o ambiente” (Kogan, 1998). 

Em outras palavras, o MIP é um conjunto de medidas que visa manter as pragas em um nível em que não causem riscos à saúde e ao meio ambiente, além de prejuízos econômicos. A técnica é eficiente tanto para residências quanto estabelecimentos comerciais. 

Para execução do MIP, são utilizadas combinações de diferentes ferramentas de controle, como educacional, biológico, físico, químico etc. 

Basicamente, existem 5 etapas neste processo, que são: inspeção; identificação; determinação de medidas preventivas e corretivas; desinsetização, desratização ou descupinização; e avaliação e monitoramento.

Para saber mais sobre cada etapa, clique aqui e confira um artigo completo sobre elas. 

Quer aprender mais sobre assuntos relacionados a Controladoras de Pragas?

Acompanhe a SIS Controladoras nas redes sociais (Instagram e Facebook) e confira o nosso blog. Os conteúdos são atualizados frequentemente para que você fique por dentro de dicas, novidades e informações sobre assuntos relacionados a este ramo.

Se você já tem uma controladora de pragas e precisa diminuir seus custos e aumentar seus lucros, ou se você está pensando em entrar neste segmento, aproveite e conheça o software que tem tudo o que você precisa para fazer a gestão do seu negócio. 

Solicite o seu teste grátis, clicando aqui.