Gestão de pessoas: 7 dicas para a sua controladora de pragas

Publicado em: 20 de outubro de 2022
Categorias: Gestão e Negócios
Gestão de pessoas: 7 dicas para a sua controladora de pragas

Que os colaboradores são o maior ativo de um negócio você provavelmente já sabe, mas será que você entende a importância de fazer uma gestão de pessoas eficiente para alcançar metas e objetivos da sua controladora de pragas?

Já adiantamos que essa não é uma tarefa fácil, muitos são os desafios a serem enfrentados.

O setor de gestão de pessoas em uma organização é responsável por encontrar profissionais competentes, capacitar colaboradores, disseminar a cultura da empresa, reter talentos, cuidar do clima organizacional, entre outras atividades essenciais para a evolução do negócio. 

Diante de tantas tarefas importantes, esse setor merece atenção redobrada. 

Pensando nisso, separamos 7 dicas de gestão de pessoas para otimizar a sua controladora de pragas.

Ficou curioso (a)? Então confira o nosso artigo e boa leitura!

O que é gestão de pessoas e qual sua importância para uma empresa?

A gestão de pessoas envolve várias estratégias que possuem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes de uma empresa. 

Para garantir o bem-estar de todos no ambiente de trabalho, são realizados diversos esforços que podem ser divididos em “subcategorias”, que basicamente são: 

  • Gestão de benefícios;
  • Departamento Pessoal;
  • Cargos e salários;
  • Recrutamento e seleção;
  • Onboarding de funcionários;
  • Treinamento e desenvolvimento de colaboradores. 

Cuidando da estratégia de gestão de pessoas é possível assegurar colaboradores engajados no trabalho, manter o bem-estar, melhorar o clima organizacional, gerenciar conflitos, potencializar a produtividade, desenvolver e reter talentos, criar métodos eficientes, entre muitos outros benefícios. Isso deixa claro a importância dessa área para ajudar uma empresa a crescer.

7 dicas de gestão de pessoas para a sua controladora de pragas

1. Estimule sua equipe

Manter os seus colaboradores motivados e satisfeitos faz parte de uma boa gestão de pessoas. Para fazer isso, você pode investir em: 

Capacitação: para garantir que todos estejam na mesma página. Através da capacitação, as pessoas poderão crescer e desenvolver suas habilidades para contribuir com a empresa. 

Bônus ao atingir metas: a bonificação por metas é uma ótima maneira de recompensar o seu colaborador pelo bom desempenho, para além do salário. A política para o pagamento de bônus pode ser estabelecida conforme as possibilidades da empresa, como por exemplo, fazer o pagamento de um valor extra salarial em determinado período do ano. 

Plano de carreira: trata-se de um programa para estruturar o trajeto profissional que um colaborador pode seguir dentro da organização. Nele são determinadas as competências necessárias para alcançar cada posição dentro do negócio. 

Estimular sua equipe dará ao seu colaborador uma perspectiva de futuro dentro da empresa.

2. Crie relacionamentos interpessoais com seus colaboradores

Encorajar os relacionamentos interpessoais dentro de uma empresa é fundamental para manter a produtividade, afinal, somos sociais por natureza. 

As relações interpessoais são importantes para a troca de experiências e para o crescimento individual e da equipe.

Não seja um líder inacessível.

3. Não se ausente com frequência do ambiente de trabalho e seja um exemplo

É claro que se você optar pelo estilo de liderança liberal, ou seja, confiando totalmente na equipe e seguindo o pressuposto de que os colaboradores conseguem “se virar” sozinhos, é natural que você não esteja tão presente no ambiente de trabalho.

No entanto, com a ausência e a falta de feedbacks é possível que o desempenho da equipe seja prejudicado. Por isso, procure ser mais presente no dia a dia da empresa e se torne uma referência de qualidade do trabalho realizado.

4. Tenha um plano de ação claro para o futuro do negócio

O plano de ação é um documento para planejar o trabalho necessário para atingir determinado objetivo. Nele está presente o que precisa ser feito, como, por quê, quando, quem são os responsáveis etc. 

Sendo assim, é uma plano extremamente importante para tornar claros os objetivos, ou seja, o caminho que a organização deseja seguir.

Desta forma, todos os colaboradores saberão onde a empresa está e para onde quer seguir.

5. Conheça o perfil comportamental de seus funcionários

Comunicador, analista, planejador e executor são os quatro tipos de perfis comportamentais mais conhecidos. 

Entendendo quais são os perfis já existentes em sua empresa, ficará muito mais fácil contribuir para que esses profissionais extraiam o melhor dos seus potenciais e também auxiliará na hora de fazer processos de seleção mais direcionados, facilitando a gestão de pessoas no seu negócio.

6. Crie um ambiente de trabalho agradável e positivo

O ambiente influencia diretamente na atitude dos colaboradores no dia a dia de trabalho. Um ambiente agradável e positivo é capaz de promover relacionamentos saudáveis, aumentando o nível de engajamento dos colaboradores com a empresa. 

Nada melhor do que funcionários que se orgulham de trabalhar na organização, não é mesmo?

7. Celebre cada objetivo atingido pela equipe

Não deixe para comemorar apenas o alcance de grandes metas, essa é uma atitude muito comum entre gestores. 

Lembre-se: celebrar pequenas vitórias é essencial para atingir objetivos maiores.

Bônus: utilize o sistema de gestão da SIS Controladoras, pensado para o seu negócio

Com o sistema de gestão da SIS Controladoras, você terá acesso a várias funcionalidades pensadas especialmente para atender as demandas do mercado de controladoras de pragas. Entre elas, a função Gestão de Equipes. 

Com ela você pode definir o perfil de acesso de cada funcionário da sua empresa ao sistema, além de contar com outras funcionalidades que ajudam a tornar sua gestão muito mais simples, prática e organizada.

Confira abaixo algumas das principais funcionalidades:

  • Cadastro de funcionários;
  • Definição do perfil de acesso de cada funcionário ao sistema;
  • Redefinição de senha de funcionários;
  • Definição da cor com que o funcionário deve aparecer na agenda;
  • Folha de pagamento de funcionários.

E o melhor de tudo? Sua empresa pode testar o sistema gratuitamente por 30 dias!

Entre em contato conosco para mais informações ou inicie agora mesmo seu teste grátis, é só clicar aqui.