Pragas: conheça 7 grandes pandemias da humanidade
Uma pandemia acontece quando uma doença causada por pragas (como vírus e bactérias) atinge níveis mundiais, isto é, quando se dissemina em diversos países ou continentes, afetando um grande número de pessoas.
Atualmente, quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça é a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Recentemente, tivemos o Coronavírus, uma pandemia que mexeu com todo o mundo e exigiu muitos esforços para conter o seu avanço.
No entanto, existiram ao longo da história, pandemias muitos maiores. Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre 7 grandes pandemias que afetaram a história da humanidade. Continue a leitura!
Como funciona a atuação das pragas?
No geral, as pragas são organismos indesejáveis que afetam a saúde humana, a agricultura, a economia ou o meio ambiente. Podemos classificar as pragas em:
– Pragas animais: incluem animais selvagens, como ratos e insetos, que causam danos à propriedade humana, transmitem doenças e competem com as espécies nativas;
– Pragas vegetais: como por exemplo as ervas daninhas que afetam a agricultura e a silvicultura, danificando cultivos e impactando as produções;
– Pragas microbianas: incluem fungos, bactérias e vírus que afetam a saúde humana e animal.
7 grandes pandemias da humanidade
1. Coronavírus
O coronavírus, também conhecido como COVID-19, é uma pandemia que afeta a população mundial desde o final de 2019.
O vírus foi identificado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, e rapidamente se espalhou para outros países em todos os continentes.
O vírus SARS-CoV-2 é transmitido através de gotículas respiratórias e inicialmente foi detectado em morcegos antes de ser transmitido para seres humanos.
Os sintomas iniciais da doença incluem sintomas comuns de gripe, como febre, tosse e dificuldade para respirar. No entanto, em casos graves, a doença pode evoluir para pneumonia e insuficiência respiratória, o que pode levar à morte.
Ainda não chegamos ao fim desta pandemia e, ao todo, são mais de 622 milhões de casos registrados e 6,5 milhões de mortes pela doença no mundo.
2. Peste bubônica
A peste bubônica, causada pela bactéria Yersinia pestis, foi uma pandemia que ocorreu no século 14 e afetou principalmente a Europa e a Ásia.
A doença teve sua origem na Mongólia e foi espalhada pelos barcos comerciais que viajavam entre os dois continentes.
A bactéria Yersinia pestis atingiu primeiramente os ratos e em seguida foi transmitida aos seres humanos através de pulgas infectadas que haviam picado esses animais.
Os sintomas incluíam febre, dor de cabeça, fraqueza e inchaço dos gânglios linfáticos, além de bolhas de pus e sangue no corpo.
A falta de condições adequadas de saneamento e higiene no período contribuiu para a disseminação da doença. Estima-se que cerca de 25 milhões de pessoas morreram entre 1347 e 1353 devido a essa pandemia.
3. Varíola
A varíola é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado Orthopoxvirus variolae.
A doença atormentou a humanidade por mais de 3 mil anos. Os sintomas incluíam febre, dor de cabeça, mal-estar geral, vômitos e erupções cutâneas que se transformavam em bolhas e cicatrizes.
A varíola tem uma longa história na humanidade, com os primeiros surtos registrados na Grécia em 430 a.C, onde cerca de um terço da população morreu. A doença também afetou os Romanos e foi levada para as Américas durante as grandes navegações no século 15.
No século 18, o médico inglês Edward Jenner desenvolveu uma vacina contra a varíola, o que permitiu o controle da doença e sua erradicação em muitos locais.
4. Cólera
A cólera é uma doença infecciosa bacteriana que já afetou a humanidade em diversos surtos ao longo da história. O maior surto da cólera ocorreu no século 19, matando cerca de 30 mil pessoas.
A doença é causada principalmente pela falta de saneamento básico e pela contaminação da água e dos alimentos pela bactéria Vibrio cholerae. Seus principais sintomas incluem diarréia, vômitos e desidratação severa.
Ela ainda afeta muitas pessoas em todo o mundo, principalmente em países em que as condições de saneamento são precárias.
Atualmente, a prevenção e o tratamento da cólera incluem medidas de saneamento, como o fornecimento de água potável limpa e a melhoria das condições sanitárias, além do uso de vacinas e tratamento antibiótico.
5. Gripe Suína
O vírus H1N1, conhecido como a gripe suína, foi o causador da primeira pandemia do século 21.
Originado em porcos no México em 2009, o vírus se espalhou rapidamente pelo mundo, resultando na morte de cerca de 20 mil pessoas.
O contágio ocorria através de gotículas respiratórias no ar ou em superfícies contaminadas. Os sintomas da doença eram similares aos de uma gripe comum, incluindo febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo.
6. Gripe espanhola
A pandemia de Gripe Espanhola de 1918, causada por um subtipo de vírus influenza, é considerada uma das piores pandemias da história, com estimativas de entre 40 milhões e 50 milhões de mortes em todo o mundo.
Mais de um quarto da população mundial foi infectada e, até mesmo o então presidente do Brasil, Rodrigues Alves, faleceu da doença em 1919.
A gripe recebeu esse nome pois a Espanha foi o primeiro país a comunicar a doença nos jornais.
Os sintomas da doença eram semelhantes aos do atual coronavírus SARS-CoV-2 e na época não existia tratamento eficaz.
7. Praga de Justiniano
A Praga de Justiniano foi a primeira epidemia de peste bubônica, que mais tarde voltaria a assolar a Europa entre 1347 e 1353.
Transmitida por pulgas de ratos infectados, vindas principalmente de navios, a praga surgiu no Egito, espalhou-se pelo Oriente Médio e chegou à Constantinopla, capital do Império Bizantino, em 540 d.C.
A pandemia foi devastadora, matando cerca de 5 mil moradores por dia e eliminando metade da população da cidade.
E você, já conhecia essas pragas que afetaram a humanidade? Se você gosta de conteúdos como esse, não deixe de seguir as redes sociais da SIS Controladoras (Instagram e Facebook), estamos sempre compartilhando conteúdos e informações relevantes.